terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Possibilidades sensoriais: estímulos para crianças de 0 a 3 anos organizarem as sensações do próprio corpo

Professora Fernanda Pereira das Chagas Gomes
Creche Maria Delphina Carvalho Neves

Pensando na importância das experiências sensoriais na primeira infância, iniciei uma sequência de propostas em 2013 que continuou neste ano. Estas experiências e vivências sensoriais são “alimento” para o cérebro da criança e tem a função de organizar as sensações do próprio corpo, de forma a ser possível a percepção de todas as possibilidades corporais e do mundo. Por serem de fundamental importância, as experiências e vivências sensoriais devem fazer parte da rotina infantil e podem acontecer com os mais diversos materiais. Acreditando que as vivências favorecem a construção do conhecimento, estas e tantas outras brincadeiras sensoriais aconteceram na creche e foi a base para a construção dos pensamentos e atos mais complexos através do brincar cotidiano, tornando-se fundamentais para o desenvolvimento infantil.

A apresentação no “Rede em Roda” foi feita de modo a estimular professores a perceberem as possibilidades de vivências que favorecem o desenvolvimento das crianças de forma significativa, lúdica e prazerosa. O resultado foi muito bom, pois as professoras que participaram sentiram-se emocionadas ao ouvir o relato da prática e dialogaram após a apresentação demonstrando que esta foi significativa para elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário