Professora Juliana Nicoa Negreiros Lopes
Creche Herbert de Souza
Creche Herbert de Souza
“O espaço físico isolado do ambiente só existe na cabeça dos adultos para medi-lo, para vendê-lo, para guardá-lo. Para a criança, existe o espaço-alegria, o espaço-medo, o espaço-proteção, o espaço-mistério, o espaço-descoberta, enfim, os espaços de liberdade ou de opressão”. (LIMA, 1989)
O Projeto Cantos de Interesse foi aplicado na Creche Herbert de Souza, em Santo André – SP, com alunos do 2º Ciclo Inicial, entre 04 e 05 anos de idade.
O Projeto surgiu da necessidade que a professora sentiu em valorizar os interesse de cada criança.
Os objetivos são oferecer às crianças diferentes possibilidades educativas, visando uma aprendizagem significativa, de forma prazerosa, harmoniosa e criativa, possibilitar a participação das crianças em situações de brincadeiras e jogos nas quais possam escolher parceiros e outros recursos e valorizar o diálogo como forma de lidar com os conflitos.
Atividades desenvolvidas
Cantinhos Fixos: A professora montou na sala de aula cantos com atividades diversas, como:
Cantinhos Móveis: Cantos montados diariamente e disponibilizava atividades com o uso de massinhas de modelar, jogos, dramatização, com exploração da casinha e de fantasias, artes, incluindo desde a pintura até as mais variadas explorações artísticas.
- cantinho da leitura;
- cantinho da imaginação e o espaço destinado para a rodinha, com a acolhida inicial e conversa de encerramento do dia.
Cantinhos Móveis: Cantos montados diariamente e disponibilizava atividades com o uso de massinhas de modelar, jogos, dramatização, com exploração da casinha e de fantasias, artes, incluindo desde a pintura até as mais variadas explorações artísticas.
Este Projeto possui uma relevância social, pois proporciona as crianças ainda em fase de desenvolvimento a capacidade de tomar decisões próprias, o que refletirá em suas atitudes na vida adulta, enquanto cidadãos com direitos e deveres que devem ser respeitados.



"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”. Paulo Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário