quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

A arte de aprender matemática brincando. O Lúdico no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático

Professora Rosana Perez Malfatti
Creche Dom Décio Pereira


Os bebês e as crianças pequenas estão começando a conhecer o mundo e a estabelecer as primeiras aproximações com ele. As situações cotidianas oferecem oportunidades privilegiadas para o trabalho com a especificidade das idéias matemáticas, principalmente os jogos e as brincadeiras que permitem a familiarização com elementos espaciais e numéricos sem imposição.

O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende por um lado as necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento, por outro lado, corresponde a uma necessidade de instrumentalizá-las melhor para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.

Assim, procuramos de forma lúdica, planejar atividades com foco no desenvolvimento do raciocínio lógico, buscando estabelecer a diferença entre letras e números, desenvolver as primeiras noções espaciais (em cima, embaixo, dentro e fora), de tamanho (grande e pequeno), medidas de grandeza (alto/baixo) e cores.

É surpreendente como crianças tão pequenas, vão construindo conhecimento, estabelecendo relações e apreendendo o mundo que a cerca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário