segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Soletrando

Professora Celia Gamba
EMEIEF Professora Sonia Aparecida Marques

4º ano

Após as sondagens diagnósticas, percebi que meus alunos tinham dificuldades ortográficas entre outras e pensei em trabalhá-las de maneira mais lúdica para envolvê-los de forma eficaz. Foi assim que iniciamos com o jogo soletrando, primeiramente começamos soletrando palavras simples, verifiquei que os mesmos se interessavam cada dia mais, então, começamos a fazer disputas e criar o nosso próprio soletrando. Para tanto, imprimi as cartelas numeradas de 1 a 6, o qual cada aluno colocaria em letra de forma a palavra corrigida respondida pelos amigos e após colariam em uma cartolina colorida. Utilizamos 4 cores por rodada: verde, amarelo, vermelho e azul. Dividi a classe em 2 turmas: turma A e turma B. Cada criança teve uma carta do Soletrando. Além do que o jogo propunha, eu fiz outros desdobramentos com seu material, principalmente para o grupo de alunos com maiores dificuldades; trabalhando separação de sílaba, acentuação, regularidades ortográficas (rr, ss), encontros consonantais, segmentação e etc.

Esse jogo é trabalhado da seguinte forma: inicia-se o jogo, por exemplo, com um participante da turma A que escolhe um número da carta da turma B. Esse irá ler a palavra e terá que soletrar, caso precise, a professora repete a palavra, enquanto isso a professora anota na lousa o que ela está soletrando. Na próxima jogada inverte-se os papéis. Vence o grupo que tiver mais acertos.

Essa proposta de ensinar através do lúdico tem contribuído de forma significativa para o aprendizado das crianças. Percebo ainda, que é na discussão gerada pelo jogo que as crianças mais aprendem, pois acredito que só constroem de forma significativa na interação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário