terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Da quadra para a sala... da sala para quadra

Professores Andreia Geraldo e Kleison L. Amorim
EMEIEF Professor Nicolau Moraes Barros

Esta experiência propôs atrelar as aulas de Educação Física a outras disciplinas, pois a interdisciplinariedade é uma realidade almejada por todos os profissionais da educação. Baseou-se na concepção integral da criança considerando diferentes aspectos do desenvolvimento.

Objetivos:
  • Apresentar atividades da aula de Educação Física que reforçam os conteúdos desenvolvidos em sala de aula;
  • Aproximar os profissionais de sala e de quadra através do diálogo dos conteúdos;
  • Proporcionar ao aluno a riqueza de explorar de forma lúdica os conteúdos.

A interdisciplinariedade é uma realidade almejada por todos os profissionais da Educação. Baseia-se na concepção integral da criança nos seus aspectos do desenvolvimento (cognitivo, afetivo-emocional e motor). O trabalho apresenta algumas atividades da aula de Educação Física que auxiliam na aprendizagem significativa dos conteúdos pedagógicos, especificamente da Matemática. As atividades são apresentadas por ciclo da seguinte forma:

Infantil: Formas Geométricas (“chamadas lúdicas das formas geométricas”; “percurso das formas”; “dança das formas” e “limpando a quadra”).

Primeiro Ciclo Fundamental: Adição e Subtração (“amarelinha quadradinha dos números”; “gincana das continhas”).

Segundo Ciclo Fundamental: Medidas de Comprimento (saltos, arremessos e corrida do atletismo e gráficos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário