A REDE EM RODA 2015
Sala de recursos - Surdez
Objetivos:
Favorecer ao aluno surdo o
autoconhecimento e identidade surda através da linguagem e literaturas,
ampliando para o conhecimento do outro. Desenvolver
aquisição de habilidades como: atenção, concentração, memória e raciocínio;
Ampliar os movimentos, articulação dos sinais e
vocabulário em LIBRAS efetivando a comunicação de forma fluente e proficiente;
Utilizar a língua portuguesa na modalidade escrita na leitura de mundo.
Desenvolvimento do Trabalho:
Durante o ano letivo, na
Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) de Surdez houve uma sequencia didática
utilizando como base 4 livros da literatura infanto juvenil que foram
apresentadas de várias formas: exploração visual dos livros, exibição no “power point” e leitura em Libras pela
instrutora surda. Para a interpretação textual, houve a roda de conversa e
confecção de um mural com materiais concretos, assim como a plantação e cultivo
de margaridas, contemplando um dos contos, além de propostas com jogos e
brincadeiras. Fizemos a árvore genealógica com fotos, para significar o grau de
parentesco e as funções de cada pessoa pertencente ao núcleo familiar. Durante
todo o percurso, seguimos os Eixos da Educação Especial determinados pelo MEC
no contexto da SRM; eixos estes, atrelados aos objetivos do projeto e presentes
nos planejamentos individuais dos alunos, realizados previamente.
Resultado:
Os alunos participaram
efetivamente das atividades.
Houve a ampliação de vocabulário permitindo um
maior vinculo e diálogo entre eles, evidenciando o reconhecimento como pessoas
surdas. Identificaram e diferenciaram as
pessoas do seu núcleo familiar e do convívio social. Isso foi observado em
avaliações e registros individuais.
Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário