terça-feira, 16 de agosto de 2016

”O uso da literatura na construção da identidade surda”

Lúcia Aparecida França da Silva / Joice Garcia Goe e Daniela Cinquetti Martins 

EMEIEF Carlos Drummond de Andrade

A REDE EM RODA 2015 
Sala de recursos - Surdez    

Objetivos: 
Favorecer ao aluno surdo o autoconhecimento e identidade surda através da linguagem e literaturas, ampliando para o conhecimento do outro. Desenvolver aquisição de habilidades como: atenção, concentração, memória e raciocínio; Ampliar os movimentos, articulação dos sinais e vocabulário em LIBRAS efetivando a comunicação de forma fluente e proficiente; Utilizar a língua portuguesa na modalidade escrita na leitura de mundo.

Desenvolvimento do Trabalho: 
Durante o ano letivo, na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) de Surdez houve uma sequencia didática utilizando como base 4 livros da literatura infanto juvenil que foram apresentadas de várias formas: exploração visual dos livros, exibição no “power point” e leitura em Libras pela instrutora surda. Para a interpretação textual, houve a roda de conversa e confecção de um mural com materiais concretos, assim como a plantação e cultivo de margaridas, contemplando um dos contos, além de propostas com jogos e brincadeiras. Fizemos a árvore genealógica com fotos, para significar o grau de parentesco e as funções de cada pessoa pertencente ao núcleo familiar. Durante todo o percurso, seguimos os Eixos da Educação Especial determinados pelo MEC no contexto da SRM; eixos estes, atrelados aos objetivos do projeto e presentes nos planejamentos individuais dos alunos, realizados previamente. 

Resultado: 
Os alunos participaram efetivamente das atividades. 
Houve a ampliação de vocabulário permitindo um maior vinculo e diálogo entre eles, evidenciando o reconhecimento como pessoas surdas.  Identificaram e diferenciaram as pessoas do seu núcleo familiar e do convívio social. Isso foi observado em avaliações e registros individuais.






Educação, Tecnologias e Inclusão Digital
Secretaria da Educação de Santo André / SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário